Ativista denuncia envenenamento de cães e gatos em Brazlândia; polícia investiga

crédito: Material cedido ao Fala Planalto

Renato Godoy Fala Planalto

A cidade de Brazlândia, no Distrito Federal, enfrenta uma triste sequência de envenenamentos de animais. Cerca de 40 cães e gatos morreram de forma suspeita nos últimos seis anos, segundo denúncia de uma ativista da causa animal. Moradora da região, aponta o uso de “chumbinho” — um veneno clandestino e extremamente tóxico — como responsável pelas mortes.

Os casos se concentram, principalmente, na Vila São José. A ativista relata que muitos dos animais intoxicados chegam a ser socorridos, mas a maioria não sobrevive. Em um dos episódios, um gato teve o corpo enviado para análise pericial, que confirmou a presença de veneno. A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) investiga o caso, atualmente sob responsabilidade da 18ª Delegacia de Polícia de Brazlândia.“Há muito abandono de animais aqui. Eles ficam vulneráveis nas ruas, e algumas pessoas os matam, principalmente gatos. Eu tenho registrado e denunciado todos os casos”, afirmou, que também atua no controle populacional, promovendo castrações e oferecendo cuidados aos animais da comunidade.

A ativista reforça que o uso do “chumbinho” é crime. Proibido desde 2012 no Brasil, o produto não tem registro na Anvisa e sua comercialização é ilegal. “As pessoas precisam entender que isso tem consequências. Com essa investigação, vamos chegar aos responsáveis”, alerta.

As autoridades pedem que a população denuncie qualquer caso suspeito de envenenamento ou comercialização do produto.

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *